Verificador Independente – O que é e por que sua atuação é indispensável? - Russell Bedford Brasil Botão para mostrar o Aviso Skip to main content

Nos últimos anos, o Brasil tem visto um aumento expressivo no número de concessões públicas, abrangendo setores essenciais como saneamento, mobilidade urbana e infraestrutura. Mas garantir que esses contratos sejam cumpridos com eficiência e transparência é um grande desafio. É aí que entra o Verificador Independente (VI).

Mas afinal, o que faz esse profissional? O Verificador Independente é um agente imparcial, que acompanha e avalia o desempenho das concessionárias, assegurando que as obrigações contratuais sejam cumpridas e que a população receba serviços de qualidade.

Embora sua presença seja mais comum em contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), o VI tem se tornado peça-chave também em outras concessões, ajudando a evitar conflitos entre empresas e governos, garantindo mais transparência e protegendo o interesse público.

Por que isso importa?

Com um Verificador Independente atuando no contrato, todos saem ganhando:
✅ O governo tem mais segurança na gestão dos serviços públicos concedidos.
✅ A concessionária conta com um monitoramento técnico e imparcial, evitando desgastes desnecessários.
✅ A população recebe um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e transparência.

Diante desse cenário, fica claro que a presença do Verificador Independente não é apenas um detalhe técnico, mas um investimento essencial para garantir contratos mais justos e serviços melhores para todos.

Por Willian Reinaldo – Sócio-Diretor de Expansão Governamental

Deixe um Comentário