Planejamento estratégico: como preparar sua empresa para 2023 Botão para mostrar o Aviso Skip to main content

O início do ano é um período estratégico muito importante para as empresas. Caso a organização não tenha se preparado no fim do ano anterior, esse período é ideal para que balanços sejam revisados e os planejamentos elaborados e analisados.

Iniciar o ano com um planejamento bem estruturado é fundamental para que uma empresa possa alcançar as suas principais metas. Nesse contexto, é fundamental que empresários e gestores tenham em suas mãos ferramentas que auxiliem nesse processo.

Com isso, o planejamento estratégico se apresenta como ferramenta fundamental para que a empresa esteja preparada para 2023.  Entretanto, é preciso entender sobre a sua aplicação na gestão e os seus tipos existentes, que são o planejamento estratégico, tático e operacional.

Leia com atenção e descubra o planejamento ideal para seu negócio.

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é a criação de um mapa de ação para colocar em perspectiva todas as ações necessárias para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos.

Em sua elaboração deverá estar descrito não apenas o que a empresa deseja realizar, mas o que precisa ser feito para alcançar esses objetivos. Desde a proposta para posicionamento de marca, avaliação da concorrência e o estabelecimento de metas e indicadores financeiros.

Quando executado de forma correta, o planejamento estratégico faz com que a empresa seja mais competitiva, por aprofundar o conhecimento sobre mercado e realizar uma preparação adequada para imprevistos.

No entanto, ao utilizar essa estratégia para 2023 a empresa precisará fazer um importante estudo para avaliar sob qual viés elaborar o seu plano, uma vez que existem alguns tipos diferentes, o planejamento estratégico, tático e operacional. 

Veja a seguir as particularidades de cada um deles.

Quais são os principais tipos de planejamento estratégico?

Na hora de elaborar o seu planejamento, é crucial escolher o tipo mais adequado para as suas necessidades, de modo a potencializar os seus resultados. Para te ajudar com isso, veja a seguir os principais:

Planejamento estratégico

planejamento estratégico é feito para planejar decisões de um ponto de vista executivo e voltado para estruturar a empresa no longo prazo. 

Esse tipo de planejamento estrutura a base da empresa, partindo de pontos como a definição da missão, dos seus valores e qual será a visão da empresa. Nesse sentido, ele coloca como a empresa toma suas decisões no longo prazo, geralmente entre dois e dez anos.

Planejamento tático

Enquanto o planejamento estratégico estabelece metas gerais do negócio, o tático oferece o suporte necessário para alcançá-las. 

Em outras palavras, ele desenha as estratégias necessárias para que a organização alcance os seus resultados. Ele é voltado para o médio prazo, com um período de planejamento menor que um ano.

Com isso, a partir das metas definidas, o planejamento tático define as ações que levarão ao crescimento de cada setor da empresa. Portanto, esse modelo de planejamento toma diversas formas como, o planejamento tático de marketing, de operações, de growth.

Planejamento operacional

Como o próprio nome já diz, o planejamento estratégico operacional, elabora como a empresa funciona no seu cotidiano.

Para que uma empresa consiga sua eficiência máxima, é preciso que algumas de suas atividades de rotina sejam estruturadas. Assim, essa modalidade é completamente voltada para o curto prazo e organiza os aspectos necessários para que os processos organizacionais funcionem de forma adequada e sem gerar gargalos.

Nesse caso, veja a seguir como aplicar o planejamento estratégico, tático e operacional na sua empresa em 2023.

Como preparar sua empresa para 2023?

Como você pôde observar, o planejamento estratégico é muito importante para que as empresas se preparem para 2023 e anos posteriores.

Por isso, separamos algumas dicas para implementar o planejamento estratégico, tático e operacional em sua empresa em 2023.

Realização de um diagnóstico de mercado

O primeiro passo a ser considerado na hora do planejamento estratégico é a realização de um diagnóstico de mercado. Dessa maneira, a empresa terá noção de como ela se posiciona em relação ao seus concorrentes. 

O ambiente externo à empresa é um grande influenciador no processo de tomada de decisões empresariais. Por essa razão, conhecer o seu mercado é muito importante para o planejamento estratégico, tático e operacional, pois todas as metas serão estruturadas a partir desse ponto.

Identificação de público-alvo

Assim, como o mercado, o seu público também influencia no negócio. Dessa forma, caso você ainda não tenha feito um estudo de quem é o seu público-alvo, para começar o seu 2023 com o pé direito, é preciso realizá-lo.

Em toda empresa, para que as estratégias funcionem, é preciso que elas sejam voltadas para atingir um público específico. Assim, é preciso identificar não apenas os seus clientes, mas também os seus hábitos de consumo. Alguns aspectos a serem analisado, são:

  • Localização: sua cidade, estado, ou país de residência;
  • Demografia: sua classe social, gênero, etnia, idade;
  • Psicológicos: seus valores, estilo de vida;
  • Comportamento: o que eles procuram em um produto ou serviço, como agem.

Criação de um plano de ação

A partir do conhecimento do público, será possível definir suas estratégias e após isso, elaborar um plano de ação para que toda a empresa saiba como agir para alcançar as metas estabelecidas, no início do planejamento estratégico.

Uma boa dica, é fazer uma lista com perguntas que o seu plano de ação deve responder, como:

  • O que fazer?
  • Por que fazer?
  • Onde fazer?
  • Quando fazer?
  • Para quem se deve fazer?
  • Como fazer?
  • Qual o custo de realização?

A resposta para esses questionamentos é uma base para que a empresa implemente um plano de ação que complemente o seu planejamento estratégico.

Mensuração de resultados

Ao implementar o seu plano de ação, é preciso se certificar de que as coisas estão saindo conforme o planejado. Nesse contexto, será necessário contar com uma série de ferramentas que visam o monitoramento dos seus resultados.

Como é o caso dos KPIs, ou indicadores de desempenho chave. Dessa forma, você irá garantir que a sua empresa está no caminho certo para o sucesso.

Ao longo desse texto, você pôde observar que o planejamento estratégico é fundamental para os negócios. No entanto, sua elaboração deve ser realizada com o suporte profissional, por isso, conte com o auxílio de uma empresa especializada.

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