Seus negócios podem ser afetados por uma Fake News?

Em um primeiro momento, pode-se pensar que uma mentira, disseminada entre grupos de família e amigos, não seria capaz de afetar seu negócio, afinal, uma empresa sólida e estruturada não teria que temer um boato. Porém, mais profundamente, o compartilhamento de notícias falsas não apenas pode atingir a empresa, mas também afetar toda sua receita e valores no Mercado. Ainda, uma notícia falsa bem implementada pode acabar com a reputação de uma marca com um vasto histórico positivo, e é por isso que cada vez mais gestores e profissionais da comunicação gastam tempo e dinheiro para descobrirem uma fórmula de prevenção desta cultura de disseminação de notícia falsa.

De modo inversamente proporcional, a diminuição do número de pessoas que não se importa com as fakenews hoje no Brasil se contrasta com o aumento considerável da disseminação de uma notícia falsa. E, se feita uma análise confiando em um cenário positivo e, ainda, se considerado o tempo que se leva para se desmentir ou interromper a sua propagação, mesmo assim este tempo é cada vez maior, é cada vez mais difícil apagar os estragos feitos por um boato ou mentira. O problema se agrava se a notícia for bem construída. A verossimilhança faz da notícia falsa um grande perigo. No Brasil é, em sua esmagadora maioria, divulgado via plataforma Whatsapp, e muitas vezes faz ser impossível se distinguir uma notícia verdadeira e uma falsa (isso sem contar que seu conteúdo tende a ser, muitas vezes, difamatório, ofensivo, além de baseado em uma mentira).

Uma vez que este conteúdo é publicado na internet, acaba “viralizado” e seu compartilhamento pode até acarretar em ilícitos previstos na lei, porém para os alvos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, os danos podem ser irreversíveis. A partir do momento em que uma fraude ou notícia falsa é compartilhada contra uma empresa ou marca, seja ela um conteúdo negativo, ofensivo, difamatório ou apenas falso, dependendo do tipo de material, frente a rápida proliferação nas redes, somado ao número de seguidores, maior facilidade de subir em rankings de pesquisa. E como apagar a mancha que uma fakenews faz, quando ela aparecer no primeiro resultado de uma busca no Google, por exemplo, acima do site da própria empresa?

Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil

Uma notícia falsa pode ser, sim, péssima para a reputação de uma empresa. Mas mais importante que sua existência, é a prevenção que a empresa deve ter para impedir o seu surgimento.

Russell Bedford Brazil

Auditoria | Consultoria | Assessoria | Perícia contábil. Membro independente da rede Russell Bedford International, uma rede global de empresas de serviços profissionais independentes. Credenciada pelo BACEN, CNAI, CVM, IBRACON e SUSEP.  Empresa de Auditoria Porto Alegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *