Perspectivas para a chegada do sistema 5G a partir de 2020

Seguindo uma lógica, se o 2G foi projetado para voz, o 3G para dados, o 4G para aplicações de grande fluxo de dados, o 5G será o sistema que suporta uma enorme quantidade de dados com um grande número de dispositivos conectados. A expectativa, segundo dados de pesquisa realizada pela empresa sueca Ericsson, é de que o número de usuários chegue próximo a 2,5 milhões em 2025. Ainda, o relatório aponta uma expectativa de, em termos de tráfego de dados, os smartphones aumentarão de 7,2 GB para 24 GB até o final do mesmo ano, graças a evolução dos serviços de streaming.

Este aumento em tráfego, proporcionado pela qualidade do sistema, instigará o aumento de cobertura de 5G, e a estimativa é de que este aumento seja de até 65% da população global, com o pontapé inicial a partir de 2020.

No Brasil, o sistema tem data de lançamento para o ano de 2020, com previsão de estabelecimento em 2021. As vantagens do sistema (altas velocidades de conexão, menor demora, mais conversa entre as maquinas, divisão das redes em espaços a fim de priorizar os serviços mais importantes) criaram no país uma corrida pelo controle do mercado. Empresas como a Própria Ericsson, a Nokia e a Huawei, que têm fábricas no Estado de São Paulo, estão na corrida para liderar a implantação da tecnologia 5G no Brasil.

Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil

Este mercado em ebulição acionou o alerta do governo federal brasileiro, que viu oportunidade no mercado e anunciou no dia 19 de novembro de 2019 a inclusão do leilão do 5G no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), dentro do programa de concessões preparado pelo próprio governo, marcado para o segundo semestre. Assim, as frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz serão alocadas para o 5G, assim como as bandas de 26 GHz e a 700 MHz, de uso mais industrial, também podem ser adicionadas ao leilão.A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será a responsável pelo edital do leilão.

A Russell Bedford do Brasil possui uma equipe multidisciplinar e com expertise em assessoria a questões governamentais e para grandes órgãos, que pode auxiliar sua empresa. Contate-nos através de nosso site.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *