O Significado do “S” de ESG

Os temas de ESG (Environmental, Social and Governance), ou ASG, no Brasil (Ambiental, Social e Governança), vêm ganhando espaço recentemente. Os três fatores são fundamentais para mediação da sustentabilidade e do impacto social de investimento em uma empresa.

O aspecto Social tornou-se protagonista no último ano, especialmente pela necessidade de enfrentamento da Pandemia de COVID-19. Este tópico se relaciona com a forma como as empresas se portam com as pessoas que fazem parte do seu universo e, se manifesta sobre questões relacionadas à satisfação dos clientes, relacionamento com a comunidade, o que engloba o combate à desigualdade social, investimentos em alimentação e saúde de populações desfavorecidas e, também, abrange a diversidade das equipes e o engajamento dos funcionários, respeitando os
direitos humanos e às leis trabalhistas.

As práticas de ESG têm grande impacto na forma como a empresa se apresenta, o que independe de seus resultados financeiros, mas está intimamente ligado a um cenário em que o propósito de uma empresa e suas ações são valorizadas pelos investidores e também pelo consumidor final. Assim, surgiram os Títulos Sociais, que já são comparados aos Títulos Verdes (Green Bonds), que são títulos destinados a financiar projetos com resultados sociais positivos.

Os esforços de resposta à pandemia, somadas a conscientização sobre questões sociais, relacionadas a serviços de saúde e desigualdade, seguirão respaldando as emissões desses títulos. Inclusive, o Tesouro Nacional começa a preparar terreno, com o objetivo de avaliar programas públicos, que possam ser financiados por títulos ESG.

A Russell Bedford Brasil conta com um time de especialistas em questões ESG e pode ajudar a sua empresa na busca pela adequação às questões que podem alavancar a imagem da organização, perante investidores e o consumidor final.

Entre em contato com nossa equipe através do telefone 4007-1219, ou através
do e-mail comercial@russellbedford.com.br.

Amanda Israel Fraga – Coordenadora de Direito Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *