O que esperar da economia do Brasil em 2020

O ano de 2020 começou e o mercado já indaga o que se esperar, quais as perspectivas econômicas deste ano. Para isso, existem projeções e indicadores econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB), além de perspectivas sobre mercado de trabalho, renda, inflação, câmbio e fluxo internacional. Mas certo é que, dentre todos, o maior destaque sejam as expectativas criadas por empresários de empresas nacionais, estes que realmente esperam por um ano de crescimentos contínuos e resultados mais positivos que os obtidos nos últimos anos.

Muito se falou sobre este ano, desde o fim da ideia da nova CPMF, se vem esperando que ao menos se estabeleça uma reforma tributária, para que finalmente sejam criadas condições de crescimento na economia do país.

As projeções realizadas por analistas econômicos indicam crescimento em dobro do PIB, numa taxa em torno de 2%, frente ao crescimento de 2019. Esta projeção positiva se mantém para o setor agropecuário e segmento industrial, em especial para bens de consumo não-duráveis, e ao setor de consumo de bens duráveis. Em termos de empregabilidade, espera-se uma leve redução do desemprego, graças ao PIB. Já a renda brasileira não deverá crescer expressivamente, porém os gastos com o setor de vendas a varejo deverá estar aquecido. Em contrapartida, espera-se que a inflação pare de cair e faça o Banco Central do Brasil assumir postura favorável no que se refere às taxas de juros mais baixas, além de uma preocupação reduzida com a alta de preços, favorecendo de forma pró ativa o crescimento econômico.

Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil

Bem verdade que se obtendo um menor juro básico da economia, se estaria diretamente auxiliando uma redução da dívida interna do país e, assim, tais expectativas sobre a economia brasileira podem vir a fazer as instituições de fomento assumirem papéis mais relevantes, inclusive no que tange ao financiamento de obras importantíssimas, que auxiliem na infraestrutura do país, além de estimular, do outro lado, as privatizações, estas que poderão suprir com alguns recursos tanto o governo federal, quanto os estaduais.

Russell Bedford Brazil

Auditoria | Consultoria | Assessoria | Perícia contábil. Membro independente da rede Russell Bedford International, uma rede global de empresas de serviços profissionais independentes. Credenciada pelo BACEN, CNAI, CVM, IBRACON e SUSEP.  Empresa de Auditoria Porto Alegre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *