Efeito do Covid-19 em Instituições Contábeis

O ano de 2020 e o COVID-19 afetaram fortemente a saúde das empresas, em especial a financeira, fazendo com que órgãos contábeis buscassem, junto ao governo, alargamento de prazos em relação aos tributos federais devidos.

Porém, como ficam afetadas as emissões de guias e, ainda, o cumprimento das chamadas obrigações acessórias? E referente ao Simples Nacional, que obteve prorrogação de prazo, ainda restam dúvidas sobre emissão de guias, por exemplo.

O processo se encontra tão afetado que qualquer informação parece ser muito mais difícil de se conseguir, em especial pela falta de comunicação entre as partes, já que a pandemia evidenciou a carência dos canais de comunicação, em especial de órgãos federais. Ainda, outras obrigações foram afetadas, em especial as acessórias que, sem orientações claras por parte do governo, obrigaram empresários a buscar auxílio fora de seu canal regular, dificultando seu trabalho e atrasando mais ainda seus prazos.

Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil

O que é certo é que a falta de conexão neste momento entre o governo e a classe contábil deveria ser uma prioridade, no formato de uma parceria forte e de uma comunicação clara e mais direta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *