Custo das Atividades para Instituições Financeiras

A competitividade, a busca por melhores resultados e informações gerenciais impulsionaram os estudos na busca por metodologias e práticas melhores de gestão de custos das empresas, nesse sentido o TDABC – Time-DrivenActivity-BasedCosting, pode ajudar a sua Instituição a identificar processos e oportunidade de redução de custos através das informações de tempo de execução das atividades.

O Custeio ABC foi criado por Cooper e Kaplan na década de 1980, como uma metodologia de custeio capaz de suprir as deficiências dos sistemas de custeio tradicionais em apropriar os valores relativos aos custos indiretos aos produtos. Apesar de ser um instrumento atraente de mensuração dos custos, o ABC não teve uma aceitação satisfatória mundialmente. As dificuldades relacionadas à implementação do ABC seriam: (i) demanda um tempo elevado para coleta de dados; (ii) requer identificação de muitas atividades e outros fatores complexos que exigem muito processamento dos dados e (iii) não permite reconhecer a ociosidade no processo.

Para eliminar as limitações do ABC, o TDABC foi desenvolvido por Kaplan e Anderson (2007) como uma alternativa de metodologia de custos utilizando uma forma de estimativa simples, baseada em duas variáveis de fácil identificação.

Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil

Ademais o TDABC apresenta as seguintes vantagens 1) Modelos menores e com maior flexibilidade; 2) Modelos mais exatos; 3) Facilidade de desenvolvimento e manutenção dos modelos; 4) Facilidade de implementação; 5) Recursos para análise da capacidade e previsões; 6) Identificação das necessidades e das oportunidades de melhoria; 7) Análises de desempenho.

Importante destacar que a necessidade de informações para a gestão de custos passou a ser utilizada em inúmeros setores além do setor de manufatura, também pelas instituições financeiras, comerciais e de prestação de serviços, com o intuito de controlar e avaliar os custos incorridos.

A melhoria na gestão de custos pode impactar positivamente nos serviços prestados, uma vez que permitirá conhecer a realidade dos custos e com isso desenvolver ferramentas de gestão e controle dos recursos financeiros e humanos, sendo assim, estamos à disposição para estruturar e ajudar a implementar a metodologia de custos TDABC para sua Instituição.

 

Luciano Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *