CIBERATAQUE LEVA CLÍNICA DE PSICOTERAPIA À FALÊNCIA NA FINLÂNDIA

As legislações de proteção de dados estão se espalhando ao redor do mundo. No Brasil, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou em vigor em setembro/2020 e teve suas penalidades adiadas para agosto/2021.

Contudo, as penalidades aplicadas por Autoridades de Proteção de Dados não são a única forma de prejudicar as empresas. O Centro de Psicoterapia Vastaamo, de Helsinque, Finlândia solicitou à justiça, na semana passada, a decretação de sua falência. A clínica foi alvo de um ataque cibercriminoso, em outubro de 2020, quando teve sua rede invadida e os criminosos ameaçaram divulgar os prontuários médicos dos pacientes, caso não recebessem resgate, o chamado ransomware.

Os elevados custos e a incerteza causada pelas violações de segurança colocaram uma pressão significativa nas finanças da clínica, bem como as soluções para a proteção de dados e para a extorsão empurraram a empresa para uma situação financeira que a tornou insolvente. Além disso, há suspeitas de que os dados pessoais e sensíveis dos pacientes tenham sido vazados na dark web, o que manchou significativamente o nome da clínica, que perdeu a oportunidade de se unir a um grande grupo de saúde.

A clínica não é a primeira empresa a decretar falência, por conta de ataques criminosos envolvendo cybersecurity. No ano passado, a empresa de hosting Daniel’s Hosting (DH) também decretou falência, após um ataque hacker que divulgou suas informações na dark web. Estes ataques apenas demonstram a importância das legislações de proteção de dados no mundo, inclusive porque todas objetivam que as empresas se preocupem com a prevenção a ataques.

A LGPD tem como um dos princípios a prevenção de incidentes de segurança e, por isso, é tão importante que sua empresa esteja preparada para casos semelhantes. Muitas empresas na Europa faliram por ataques criminosos, antes mesmo de receberem punições das autoridades locais ou da Justiça.

Sua empresa está adequada à LGPD?

A Russell Bedford Brasil conta com um time de especialistas diversos pronto para auxiliar você e sua empresa a solucionar seus problemas em LGPD. Entre em contato conosco agora e agende uma reunião.

Amanda Israel Fraga – Coordenadora de Direito Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *