Cenário Econômico para 2021

A pandemia do Coronavírus teve impactos severos na economia mundial, e estes serão sentidos por muito tempo. Porém o mercado brasileiro está bem otimista para 2021, mesmo com todas as dificuldades já trazidas pelo Covid-19.

2020 foi marcado por menor atividade econômica

O ano de 2020 foi marcado por uma menor atividade econômica, sendo resultado do desemprego, quarentena, queda do PIB, desvalorização do câmbio e aumento dos gastos públicos. Porém algo que chamou a atenção de muitos economistas foram os aprendizados e mudanças ocorridos mesmo com a crise, principalmente na parte de adaptação tecnológica das empresas.

E como o cenário econômico de 2021?

Assim como em 2020, muito do cenário econômico de 2021 ainda será reflexo da Covid-19 e seu enfrentamento, como as novas ondas da pandemia, a vacinação e medidas de prevenção ao vírus. Assim, a vacinação em massa será benéfica para a retomada econômica.

Em especial para a China, que de vítima passou a ser protagonista global desta retomada, e também para outros países emergentes, estes que terão maior abertura de espaço para sair da crise, com as novas necessidades globais.

Estimativas para o Brasil em 2021

No Brasil, a estimativa é que a recuperação econômica seja tímida, com crescimento em torno de 2,5% do PIB em 2021. O cenário base ainda estima uma ligeira alta da inflação, o que deve elevar a taxa básica de juros para perto de 4% no fim do ano que vem.

No cenário mais provável, o mercado de trabalho pode registrar uma melhora de forma lenta ao longo do próximo ano. Atualmente a taxa de desemprego está perto dos 14%, e a quantidade de pessoas que desistem de procurar trabalho ainda é bem alta.

Os setores ligados a serviços presenciais e mão-de-obra devem demorar um pouco mais para voltar do que os setores da tecnologia, ou também setores que conseguiram se adaptar mais rápido as mudanças trazidas pela Covid-19. O que é certo é que as mudanças advindas da pandemia transformaram o mercado de trabalho, e isso ficará nítido no ano de 2021.

A Russell Bedford Brasil conta com uma equipe qualificada e multidisciplinar para ajudar sua empresa a enfrentar a crise do Coronavírus da melhor maneira possível. Entre em contato conosco agora para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *