British Airways é prova da necessidade de uma auditoria de LGPD nas empresas urgentemente

Uma das notícias mais comentadas no setor aeronáutico nos últimos tempos se refere a multa que está prestes a ser dada para companhia aérea British Airways pela GDPR (Regulamentação Geral de Proteção aos Dados da Europa). Este órgão supervisor da lei pode instituir um pagamento de £183 milhões (cerca de R$ 900 milhões), graças a um vazamento de dados no final de 2018, quando a companhia, tendo sofrido uma falha em sua segurança, vazou dados integrais de aproximadamente 500 mil clientes, contendo nomes completos, endereços, detalhes de passagens, viagens feitas e agendadas, login e cartão de crédito.

Tal vazamento poderia ter sido evitado caso as implementações de segurança online da empresa não fossem tão falhas. Estas implementações são próximas ao que trata, no Brasil, a LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados. Aqui, empresas precisam se adequar inserindo uma preparação técnica e gerencial para atender ao peso da legislação.

Tal adequação pode durar, segundo especialistas, de 6 a 12 meses, e logo deve ser tratado com urgência pela empresa, com reforço em recursos humanos, tecnológicos e de governança, além de investimentos em segurança digital e treinamento. A nova legislação no Brasil prevê pesadas sanções com o descumprimento, indo desde advertência, multa, até proibição das atividades relacionadas ao tratamento de dados pessoais. As multas, como exemplo no Brasil, podem chegar até 2% do faturamento do ano anterior da empresa, limitadas a R$ 50 milhões, por infração.

Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil

Na Inglaterra, o valor de sua multa supera a paga pelo Facebook no escândalo Cambridge Analytica, que mesmo tendo esta falha afetado mais pessoas, seu julgamento correu segundo as normas antigas de proteção a dados no ambiente digital. Diferentemente, a British Airways já responde sob a tutela da nova regulamentação, com uma punição de até 4% do faturamento global da empresa no ano anterior.

No Brasil, a lei entra em vigor em agosto de 2020. Até lá, as empresas brasileiras tem que se adequar as suas normas, a fim de não incorrer no risco de uma situação próxima à da companhia aérea britânica.

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Fonte: The VergeStatista

Russell Bedford Brazil

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