As vitórias da classe dos contadores durante a pandemia

É interessante, e também incentivador, observar a forma árdua com que a classe dos contadores está trabalhando para passar pela pandemia da melhor maneira possível.

Tomando este exemplo, durante a época de pandemia e no intuito de prestar serviços com excelência, focaram na interpretação das normas tributárias e trabalhistas como forma de contornar os impactos negativos do coronavírus no âmbito de trabalho e, assim, assegurar uma saída mais sadia e menos prejudicial, não apenas para a classe propriamente dita, mas também para seus clientes.

Coube também ao contador buscar soluções diversas para evitar demissões em massa nas empresas e, desta forma, manter o fluxo financeiro o mais sadio possível.

Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil

São grandes desafios, ainda mais em tempos tão incertos e sombrios. Porém até então, o que se observou no mercado foram vitórias da classe, mesmo que difíceis, uma vez que mesmo em frente à toda crise, agiram rapidamente na manutenção saudável dos negócios, focados nos menores impactos e melhores saídas. Um exemplo de mudança significativa se deu na adoção de um formato mais tecnológico em um sistema que, até então, era notadamente tratado como analógico.

A maior parte do sistema e dos processos contábeis vem adotando o uso de plataformas digitais. O distanciamento social fez com que o uso desta tecnologia se tornasse mais que necessária, essencial. Assim, foram inclusos no rol de bases de trabalho do contador ferramentas de automatização, de postagens de documentos automáticos, além de dashboards e apps de comunicação, auxiliando na relação da contabilidade com a empresa.

Estas inovações e adaptações são prova que enfrentar a crise não é apenas uma ação da classe, mas sim de muito mais setores que devem trabalhar de formas mais conexas, e estas tentativas devem ser reconhecidas neste momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *