A estrutura organizacional da controladoria e o planejamento empresarial

O objetivo da controladoria, como o próprio nome diz, é controlar, manter os controles contábeis e administrativas em conformidade legal, é ser responsável pela organização no que tange ao armazenamento das informações.

A Controladoria, assegura a otimização dos resultados, garantindo a sua continuidade. Suas principais funções são subsidiar o processo de gestão, apoiar a avaliação de desempenho, apoiar a avaliação de resultados, gerir os sistemas de informações e atender aos agentes de mercado.

O responsável desta área chama-se Controller, que mantem relação de subordinação com o responsável pelo setor financeiro e o presidente da empresa.

Sobre a estrutura organizacional da controladoria, na ordem hierárquica, temos: nível estratégico, nível tático e nível operacional.

Definir diretrizes que estejam alinhadas ao planejamento econômico e estratégico da empresa e desenvolver planos econômico-financeiros estão entre as principais funções do Controller.

No mercado atual, tem-se visto empresas cada vez mais exigentes quanto a sua gestão.

Diante de tal cenário, surge a importância do planejamento empresarial e sua Controladoria, que, de forma alinhada, perfazem suas atividades principais que são planejar, organizar, dirigir e controlar, por fim, visando e alcançando os objetivos da organização.

Arthur de Almeida Costa
Gerente de Licitações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *