A Comunicação durante o Home Office

Para algumas empresas o Home Office não é novidade, muitas já haviam adotado ferramentas e estratégias de trabalho remoto.

Quem precisou adotar apenas agora com a crise do coronavírus, terá alguns desafios pela frente e a comunicação será um deles.

Com a necessidade de adaptação rápida, os empregadores devem ficar atentos à estrutura tecnológica que a empresa oferece ao funcionário, como equipamentos adequados ou até mesmo o acesso à internet no domicílio. O papel da empresa e dos gestores é mapear essas possíveis dificuldades e soluções. Por isso separamos algumas dicas para facilitar a comunicação com seus colegas de trabalho durante o Home Office:

Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
Tudo sobre a LGPD - Lei de proteção aos Dados do Brasil
  • Combine com sua equipe e colegas a melhor estratégia para comunicação. Qual canal se encaixa melhor às necessidades do seu trabalho? Converse com sua equipe e juntos decidam o melhor caminho. Os canais mais utilizados no momento são: Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts ou o até mesmo o WhatsApp.
  • Quando possível, priorize as vídeo chamadas para reuniões, a comunicação fica mais clara quando é possível ver as expressões e postura dos outros.
  • A liderança deve dar o tom de como será a operação remota, combine detalhes, converse com seus colaboradores e escute as dúvidas e dificuldades que podem surgir com essa mudança.
  • Tome um cuidado especial com a cobrança e a administração de tempo: estar mais tempo online não significa que a equipe está mais presente ou produtiva. Por isso, combine entregas periódicas e crie metas seja para o dia ou para a semana.
  • Faça breve reuniões e conversas com a equipe para começar e/ou finalizar o dia, assim todos ficam atualizados do contexto geral e tira a sensação de isolamento.
  • A dica final é: Tenha paciência e empatia. Todo processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados, por isso, seja paciente e aberto a sugestões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *