Atualmente, avaliar a competitividade pela ótica de Fornecedores e Cliente nunca foi um problema para empresas do Simples Nacional, pois a tributação é regida principalmente por 2 fatores: Volume de Faturamento e Segmento de atuação.
Com a Reforma Tributária e o modelo “Por Fora”, a escolha de Fornecedores e Clientes passarão a integrar fatores extremamente importantes para competitividade das empresas.
No modelo “Por Fora”, onde o recolhimento do IBS/CBS não estará incluso na DAS, será possível creditar os impostos ao longo da cadeia. E assim entender quem são seus fornecedores e os respectivos modelos de tributação pode mudar significativamente o custo tributário.
Assim como entender o modelo de tributação dos respectivos clientes das empresas no Simples Nacional será um uma mecânica de competitividade importante, uma vez que eles poderão se creditar (ou não) dos impostos gerados pelas empresas, e assim substituir os fornecimento de bens e serviços dos nossos clientes se estes não forem tributariamente eficientes.
Avaliação de Fornecedores
Destaco aqui 2 importantes pontos para avaliar os Fornecedores. Esta avaliação determinará o potencial de crédito tributário do IBS/CBS, e ajudará a entender qual modelo (Por dentro / Por fora) é mais eficiente.
1 – Quais produtos eles fornecem, e se estes produtos possuem alguma redução/isenção na alíquota (Ex: Itens da Cesta Básica como Carne, Arroz, Feijão, etc. que possuem 100% de isenção)
2 – Qual o regime de tributação deles (Lucro Real, Simples “Por Fora”, Simples “Por Dentro”, etc.)
Com estas informações, será possível entender qual o volume de tributos possíveis de crédito para o IBS/CBS.
Exemplo: Um restaurante terá muitos insumos com IBS/CBS zerados pois os produtos compõem a cesta básica.
Por não gerar créditos, pode ser mais eficiente ao restaurante não entrar no modelo “Por Fora” do Simples Nacional.
Como Fazer a análise?
1 – Liste todos os fornecedores do seu cliente
2 – Liste os respectivos produtos/serviços fornecidos
3 – Identifique para os produtos qual a alíquota de IBS/CBS, se possuem isenção ou não.
4 – Identifique o montante adquirido mensalmente destes produtos/serviços.
Com estes 4 pontos, será possível avaliar o montante de Crédito gerado de IBS/CBS pelos fornecedores, e posteriormente avaliar se aproveitar estes créditos será eficiente à carga tributária final.
Eu diria que essa análise é a mais importante para a tomada de decisão em qual modelo seguir.
Avaliação de Clientes
A avaliação dos clientes não tem relação direta com a eficiência tributária das empresas no Simples Nacional.
Ela é uma avaliação para a competitividade de precificação e eficiência ao cliente que irá consumir os serviços.
No modelo “Por Fora”, qualquer empresa poderá se apropriar dos créditos de IBS/CBS, e assim as empresas que gerem esses créditos poderão agregar tributariamente a seus clientes. Ficando mais competitivas do que outras que não gerem estes créditos.
Exemplo:
Uma empresa de serviços, que esteja atuando no Simples Nacional “Por Fora”, ao vender seus serviços por R$ 100.000, estará gerando R$ 28.000 em crédito de IBS/CBS. E este crédito ajudará a empresa que adquiriu estes serviços a ter eficiência em sua tributação.
Se a empresa estiver atuando no Simples Nacional “Por Dentro”, irá gerar R$ 3.200 reais (IBS/CBS proporcional via DAS) de crédito a empresa que adquiriu os mesmos serviços, sendo assim ineficiente tributariamente para seu clientes.
Aqui mora um “problema”, e por isso essa análise deve ser cuidadosamente realizada.
Em alguns cenários, essa competitividade tributária pode ser inclusive suporte para realizar uma venda com preço elevado.
Parece um contrassenso, mas essa visão tributária precisará ser inclusa na precificação, e em alguns casos será melhor “pagar mais caro” e ter uma melhor eficiência tributária.
Como Fazer esta análise?
1 – Liste quem são os clientes dos seu cliente
2 – Liste qual o regime de tributação deles
3 – Liste os produtos e serviço fornecidos, com as respectivas alíquotas de IBS/CBS (se existe redução/isenção, etc.)
4 – Distribua o montante faturado mensalmente por Cliente e Produto.
Com esta análise, será possível identificar o faturamento em risco por ineficiência tributária e possíveis oportunidades de crescimento.
Esta análise também é primordial para determinar qual modelo de arrecadação escolher ao seu cliente.
Hoje nossa newsletter ficou um pouco extensa, mas é um tema realmente delicado e profundo.
Analisar os Fornecedores e Clientes das empresas no Simples Nacional não era algo “difícil”, e agora se torna algo extremamente importante para a competitividade deles.
Por Marcos Ribeiro – Sócio da Russell Bedford