Esqueci de pagar um tributo e fui acionado, o que fazer? Skip to main content

Conforme já abordamos em outros conteúdos, todos sabem que uma empresa está longe de sobreviver apenas de seu lucro. Todo empreendedor precisa aprender a lidar com uma série de custos, que envolvem desde investimentos necessários para modernização como também diversos tributos.

No entanto, por uma série de razões, muitas vezes os empreendedores não possuem condições para realizar o cumprimento dessas obrigações por falta de recursos ou até mesmo pelo altíssimo valor da carga tributária brasileira. Nesses casos, o empresário poderá se ver obrigado a ranquear quais serão os tributos mais importantes para pagá-los de acordo com a disponibilidade de dinheiro. Porém, é evidente que atrasar o pagamento de quaisquer obrigações tributárias não é a situação ideal.

Em primeiro lugar, é preciso saber que esse atraso acarreta diversos prejuízos para o estabelecimento. Um deles é ter que se submeter a multas e taxas de juros altíssimas. Outra desvantagem criada pela situação é a dificuldade em conseguir novos empréstimos ou linhas de crédito para o seu negócio. Desse modo, colocar as contas da empresa em dia pode se tornar uma tarefa mais complicada.

No mais, não se pode esquecer que caso ocorra uma denúncia da empresa à Receita Federal ou por alguma Secretaria Estadual ou Municipal de sonegação, os funcionários diretamente envolvidos com o pagamento de tributos podem responder pela ação. Porém, se ficar comprovado que a empresa facilitou, incentivou e contribuiu com a sonegação de impostos, sócios e diretores também podem ser responsabilizados.

O planejamento financeiro consiste em um conjunto de estratégias que estruturam seu negócio e que beneficiam suas finanças, além de contar com medidas preventivas, que evitam problemas com o fisco. Com ele, você reduz custos com tributos, adia o pagamento de obrigações tributárias sem multa, facilitando as obrigações fiscais. Por fim, para assegurar que os impostos, taxas e contribuições de melhoria sejam tributados corretamente nada melhor que realizar um planejamento financeiro eficiente.

Constantemente as normas fiscais e tributárias se alteram, por isso é sempre importante estar atento a essas mudanças. No entanto, acompanhar as novidades e ficar atento às mudanças pode ser uma tarefa complexa, visto que elas podem derivar de leis municipais, estaduais, federais ou até mesmo de entendimentos de tribunais. Por esse motivo é fundamental contratar uma empresa para te ajudar a criar um planejamento estratégico de pagamento das multas e auxiliar no controle de outras taxas que estão para vencer e precisam ser pagas.

A Russell Bedford Brasil é a melhor indicação para você

Não há dúvidas que a Russell Bedford Brasil é a empresa mais capacitada para te ajudar a realizar pagamentos de tributos, evitando uma série de complicações em seu negócio. A empresa conta com especialistas em gestão de riscos e controles internos, além de uma consolidada atuação nas áreas de auditoria e controladoria em empresas de reputação nacional e internacional.

Nossa equipe atua com assertividade visando contribuir para o desenvolvimento sustentável de negócios, inspirando confiança em nossos parceiros e clientes. Além disso, disponibilizamos também uma estrutura completa com plataformas modernas para fazer todo o controle de pendências e evitar imprevistos futuros .

Ao optar pela RBB, você terá em suas mãos:

  • Mais ganho com as obtenções de benefícios fiscais
  • Acompanhamento de todo processo de forma fácil
  • Sistema inteligente e funcional
  • Controle e agilidade nas informações gerenciais
  • Status dos autos de infrações e seus fluxos
  • Informações para as estratégias
  • Menos desperdício com multas e juros

Acesse nosso site e saiba mais sobre nós. Para conhecer mais sobre as opções da empresa, faça contato pelo e-mail contato@russellbedford.com.br.

Deixe um Comentário