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Desempenho e potencial tem alguma relação direta?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes quando o assunto é o desenvolvimento de pessoas. Isso ocorre por que é muito comum nos depararmos, em nossos times, com profissionais com ótimo potencial, porém com fraco desempenho. E se você está querendo evoluir sua equipe, é importante entender essa relação.

O desempenho e o potencial de cada membro do Time são fortes indicadores para nortear o processo de desenvolvimento da empresa. Muitas vezes esses termos, embora conhecidos cotidianamente nas organizações, sofrem distorções quando comparados. As mudanças nas organizações causam a necessidade de mudanças nas pessoas, e por este motivo os gerenciamentos do desempenho e do potencial têm grande importância diante das demandas para o desenvolvimento organizacional e das práticas de gestão de pessoas.

Qual o significado de desempenho? Originalmente o termo desempenho estava ligado ao funcionamento de máquinas e equipamentos, e era percebido como um conjunto de características ou possibilidades de atuação. O desempenho humano, também pode ser percebido como aplicação dos esforços das pessoas em busca de produtividade efetiva. O desempenho está ligado diretamente ao resultado, que por sua vez está ligado diretamente ao crescimento e a sustentabilidade do negócio. Isso, por si só, já é uma forte e convincente razão para avaliarmos o desempenho das pessoas. Este processo de avaliação de desempenho é com certeza uma das mais eficazes ferramentas no auxílio do desenvolvimento das competências necessárias para realização das tarefas. Para que o processo seja feito de forma transparente e justa, é importante que o avaliado saiba quais são os aspectos técnicos (produtividade) e/ou comportamentais (qualidade) nos quais ele será avaliado, é o que chamamos de contratação de objetivos.

É importante nos atentarmos que entre contratarmos os objetivos e avaliarmos o desempenho das pessoas, existe um processo fundamental de coaching e feedback por parte do líder-gestor, que pode ser traduzido aqui como o “caminho” ou “ponte”.

E qual o significado de potencial para você? Pode entendê-lo como capacidade de realizar algo ou como alguma modalidade de poder que ainda não foi devidamente acessada? Na realidade as duas definições estão corretas. O potencial é algo, condição ou situação passível de ser desenvolvida, vai além de “recursos inatos” ou “aptidões”, podemos dizer que é a qualidade de estar pronto para entrar em ação. O líder deve mapear o potencial das pessoas através de três formas:

– Avaliação: Desempenho atual observado;
– Motivação: Expectativas e objetivos de vida de cada um;
– Orientação de Carreira: Consideração das competências essenciais para o desempenho em outras funções.

É papel do líder a observação das potencialidades, o desenvolvimento das competências e a busca pelo aumento do desempenho. Não devem se abster de desenvolver as competências necessárias para acelerar a evolução do desempenho e por este motivo é o líder o maior responsável pelo fracasso de qualquer profissional de sua equipe.

Tenha interesse no seu colaborador, aprenda a desenvolver o que você ainda não sabe, dê espaço para ele se manifestar e assuma seus erros. Seguindo estas dicas você estará mais perto do líder que deseja ser.

Diogo Monticeli Rocha
Sócio Gerente de Expansão
Russell Bedford Brasil

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