CONCESSÕES E PPPS

Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) são modelos de colaboração entre o setor público e o setor privado para o desenvolvimento e operação de infraestrutura e serviços públicos no Brasil.

Concessões: São contratos através dos quais o governo transfere ao setor privado a responsabilidade pela prestação de um serviço público ou pela execução de uma obra pública por um período determinado. Em troca, o setor privado recebe o direito de explorar economicamente o serviço ou obra, seja através de tarifas cobradas dos usuários, seja por outras formas de remuneração.

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Parcerias Público-Privadas (PPPs): São contratos de longo prazo nos quais o setor privado não apenas executa uma obra ou presta um serviço, mas também assume parte do risco do empreendimento. Isso pode incluir riscos financeiros, operacionais, ou mesmo riscos relacionados à demanda pelo serviço. As PPPs são especialmente utilizadas em projetos de grande porte e complexidade, como construção de estradas, hospitais, escolas, sistemas de transporte público, entre outros.

Ambos os modelos visam combinar os recursos e expertise do setor privado com a capacidade regulatória e o interesse público do governo, buscando eficiência na entrega de serviços e infraestrutura, além de possibilitar investimentos em setores nos quais o governo não teria capacidade de atuação direta. No entanto, esses modelos também são objeto de debates e críticas, principalmente relacionadas aos termos dos contratos, à transparência e à garantia do interesse público.

Prefeituras

Prefeituras em busca de crescimento exponencial e progresso na prestação de serviços à população encontram soluções inteligentes em projetos de desestatização, via PPPs e concessões. Estes projetos oferecem vantagens como a redução de despesas no orçamento, aumento da transparência nos contratos e melhoria na entrega de serviços, além de auxiliar no cumprimento das metas da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Áreas como saneamento básico, iluminação pública, energia solar, transporte público, resíduos sólidos, cemitérios e educação são contempladas por esses projetos. Ao adotar tais planos, as prefeituras proporcionam uma gestão impactante para toda a população, impulsionando o crescimento econômico, financeiro, estrutural e social.

O serviço de consultoria oferece etapas claras para a implementação desses programas:

Diagnóstico de viabilidade técnica, econômica e ambiental

Esta fase avalia a aptidão do município para projetos dessa natureza, identificando áreas potenciais e verificando a viabilidade jurídica.

Estruturação de um programa de PPPs e concessões

Após confirmada a viabilidade, ocorre a definição dos projetos possíveis, criação de uma unidade responsável na prefeitura e estabelecimento de planejamentos, metas e prazos.

Acompanhamento e julgamento de projetos

É essencial acompanhar de perto o julgamento dos projetos para evitar atrasos e judicializações, utilizando critérios objetivos como o PMI.

Treinamento e capacitação de servidores públicos

A capacitação dos servidores é crucial para a eficácia do projeto.

Gestão das partes beneficiadas e afetadas

É necessário gerir os impactos desses projetos na população e na sociedade municipal de forma pragmática.

Fase da licitação

O planejamento detalhado é essencial para evitar impugnações e adiamentos, garantindo o sucesso do projeto desde o lançamento da licitação até a assinatura do contrato.

Verificação Independente

Uma verificação independente garante que as metas estejam sendo cumpridas e a consultoria na regulação ajuda a ajustar o projeto conforme necessário.

EMPRESAS

Investir em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões representa uma estratégia lucrativa e inteligente para ampliar as operações empresariais. Esses acordos de longo prazo com o setor público oferecem oportunidades significativas para as empresas que buscam estabilidade econômica e retorno financeiro sustentável ao longo das décadas.

Ao sugerir projetos viáveis e relevantes, as empresas que se envolvem nesse setor estabelecem parcerias legítimas e eficazes, preenchendo lacunas deixadas pela escassez de recursos municipais. A captação de investimentos substanciais do setor privado, com riscos e retornos equilibrados, direcionados para o investimento público, beneficia tanto as empresas quanto a sociedade em geral.

Para implementar com eficácia propostas de PPPs e concessões, as empresas contam com serviços de consultoria especializados, que abrangem diversas etapas:

Realização de um diagnóstico detalhado da viabilidade local

Análise de mercado e identificação de oportunidades nos municípios e estados. Isso requer uma compreensão profunda das estruturas econômicas, financeiras e organizacionais necessárias para participar desses processos, bem como a identificação precisa das áreas com maior potencial de atuação.

Adequação da empresa para ingressar no mercado de PPPs e concessões

Considerando os diversos requisitos exigidos em licitações. Sem orientação especializada, alcançar sucesso nesses contratos é improvável. A estruturação empresarial visa desenvolver planos e estratégias econômicas, financeiras, organizacionais e de pessoal para conquistar contratos desse tipo.

Desenvolvimento de projetos por meio de procedimentos como PMI

MIP ou Termo de Cooperação, conforme determinado pelo setor público. Especialistas acompanham o processo em todas as suas fases, desde a preparação até a execução.

Acompanhamento e avaliação dos projeto

Em colaboração com o setor público, garantindo que atendam às necessidades e expectativas das partes envolvidas.

Treinamento dos empresários

Funcionários e colaboradores para garantir que compreendam e estejam comprometidos com a cultura de PPPs e concessões, facilitando a apresentação de propostas adequadas.

Participação em licitações

Incluindo avaliação dos editais, elaboração de estratégias para vencer os concorrentes e impugnação, se necessário. Essa etapa também envolve a definição de estratégias jurídicas para lidar com órgãos reguladores e garantir o sucesso na assinatura do contrato.

Consultoria na regulação

Durante a execução contratual, incluindo questões relacionadas ao reequilíbrio financeiro e à resolução de conflitos. É fundamental garantir que a regulação seja conduzida de maneira justa e transparente, protegendo os interesses de ambas as partes ao longo do contrato.

SETORES DE ATUAÇÃO

Iluminação Pública

e Energia Solar

Resíduos Sólidos

Saneamento Básico

Manutenção de Estádios

Parques

Cemitérios

Transporte Público

Educação

VERIFICADOR INDEPENDENTE

O Verificador Independente nasceu com a Lei Federal n.° 11.079/2004 e mostra- se como figura preponderantemente associada a contratos de PPP (Parcerias Público- Privada)1. O Verificador Independente, comumente chamado de VI, constitui-se de uma empresa isenta entre Poder Público e a Concessionária de serviços públicos e tem como missão acompanhar a execução do Contrato de Concessão em todos os seus termos.

O VI revela-se como verdadeiro guardião de questões vitais à sociedade, pois atua em avenças (com vigência entre 20 e 22 anos) envolvendo as temáticas de saúde, edificações públicas, transporte, serviço públicos, água e esgoto, iluminação pública, distribuição de internet, etc.

Indubitavelmente, o VI representa a sociedade, já que seu escopo principal é a aferição do desempenho das atividades – obrigações e responsabilidades – previstas contratualmente junto ao poder público. Tal essência de atuação mostra-se destacada frente ao seu papel dotado de autonomia, transparência, segurança e de forma a deixar rastreabilidade de suas ações e de sua metodologia, dentro das especificações técnicas e legislativas cabíveis ao caso concreto.

Para a execução de suas atividades, o VI utiliza-se de equipe multidisciplinar (seu olhar deve ser amplo e profundo), valendo-se de diversos especialistas na área da Saúde, da Ciência Jurídica e Econômica, profissionais da área Contábil, da Engenharia (Civil, Elétrica, Sanitária, Ambiental), Arquitetura, por exemplo. Assim, o Verificador acompanha a evolução contratual com independência, colocando seu time em campo” para a realização de averiguações de “onde e como” os serviços públicos estão sendo prestados em quaisquer de suas roupagens ou localização – praças, ruas, parques, ciclovias, barragens, estações (remuneração) segundo o levantamento/satisfação dos indicadores (métricas matemáticas) de desempenho apontados no contrato, gerando maior eficiência na prestação das atividades.

O VI realiza, pois, fiscalização severa e imparcial, traduzindo-se na voz social. Mostra-se como ferramenta reveladora das inconsistências e das inconformidades encontradas nos serviços públicos e tornando a sua execução confiável frente às auditorias dos órgãos de controle, à população e ao Poder Judiciário.

Os principais benefícios da contratação do Vi são: assegurar a conformidade e compatibilidade dos estudos e projetos técnicos; auxiliar na mitigação dos riscos associados; dar maior agilidade à liberação de recursos; maximizar a eficiência dos processos de análise; produzir laudos técnicos e isentos de qualquer tendência; gerar proteção do equilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão; reduzir os custos; levantar com precisão as despesas e receitas envolvidas contratualmente.

Importante destacar, por derradeiro, que, ao executar suas ações, o Verificador Independente produz provas/evidências, como Atas de Reunião, Laudos, Pareceres, Vistorias, Relatórios, dentre outros, de forma a agregar excelência técnica, trazendo economia ao erário e confiabilidade perante a comunidade em geral.
Estados que nossos serviços de aferição como VI contribuíram para o desenvolvimento adequado do contrato de concessão: RS, SP, MG, RJ, DF, PE, PR, ES, MT.

ESTRUTURAÇÃO E MODELAGEM

A estruturação e modelagem de concessões e PPPs (Parcerias Público-Privadas) referem-se ao processo de concepção, planejamento e desenvolvimento de projetos que envolvem a participação tanto do setor público quanto do setor privado para fornecer serviços públicos ou desenvolver infraestrutura.

Planejamento

É a fase inicial onde se define o escopo do projeto, identificando as necessidades públicas a serem atendidas e os objetivos a serem alcançados.

Análise de Viabilidade

Avalia-se se o projeto é viável economicamente, socialmente e ambientalmente. Isso envolve estudos de mercado, análises financeiras e avaliação de riscos.

Definição do Modelo de Negócios

Determina-se a estrutura de como a parceria público-privada será estabelecida, incluindo a divisão de responsabilidades, os fluxos de receita e as obrigações contratuais.

Elaboração de Contratos e Licitação

São desenvolvidos os contratos que regerão a parceria, especificando os direitos e deveres de cada parte envolvida. Em muitos casos, é realizada uma licitação para selecionar o parceiro privado mais adequado.

Modelagem de Concessões e PPPs

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Tipo de Parceria

Decide-se qual o tipo de parceria é mais adequado para o projeto específico - se será uma concessão, uma PPP ou outro modelo.

Alocação de Riscos

Identifica-se e distribui-se os riscos entre as partes de forma a otimizar o desempenho do projeto e minimizar possíveis impactos adversos.

Financiamento

Busca-se fontes de financiamento adequadas para o projeto, considerando tanto o investimento inicial quanto a operação ao longo do tempo.

Gestão Contratual

Define-se como será feita a gestão do contrato ao longo de sua vigência, incluindo mecanismos de monitoramento, avaliação de desempenho e resolução de disputas.

Aspectos Legais e Regulatórios

Garante-se que o projeto esteja em conformidade com as leis e regulamentações locais, além de lidar com questões jurídicas específicas relacionadas à parceria.

TENHO INTERESSE

Em resumo, a estruturação e modelagem de concessões e PPPs são processos complexos que visam garantir que os projetos de infraestrutura e serviços públicos envolvendo o setor privado sejam bem planejados, executados e gerenciados para beneficiar a sociedade como um todo.
Estados que nossos serviços de estruturação e modelagem impactaram o desenvolvimento do projeto de concessão e PPP: SP, RS, MG, GO, MT, SC e BA.

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