Artigo - ESG e a Cadeia de Suprimentos Skip to main content

Não é novidade que o ESG é um tema em extrema ascensão dentro de organizações que visam se tornar cada vez mais atrativas ao mercado. Podemos trabalhar com o ESG em diversas áreas, mas hoje vamos abordar a cadeia de suprimentos (supply chain).

Existem algumas maneiras em que o ESG pode ser incorporado dentro da cadeia de suprimentos, são elas:

  1. Na área ambiental, a empresa pode ‘’rastrear’’ a atividade dos seus fornecedores, avaliando o uso de carbono, água, entre outras vertentes ambientais, a fim de garantir que os regulamentos ambientais sejam cumpridos.
  2. No nicho social, a empresa pode avaliar as práticas trabalhistas dos fornecedores e o impacto na comunidade local.
  3. E por fim, na governança, pode-se ter um olhar crítico para verificar se os fornecedores atuam de forma ética, com medidas anticorrupção e se estão em conformidade com as normas e regulamentos vigentes.

Nesses três tópicos o ESG pode ser abordado para avaliar o impacto ambiental das atividades da sua cadeia de suprimentos, ajudando a identificar áreas de melhorias e aperfeiçoando a gestão de resíduos. Na área social, os critérios podem ser utilizados para garantir que os fornecedores atendam aos padrões éticos e na governança esses podem garantir que os fornecedores adotem boas práticas e cumpram as normas e leis vigentes.

De forma geral, a implementação do ESG no gerenciamento da cadeia de suprimentos fará a empresa reduzir riscos, melhorar sua produção e trará um valor respeitável no mundo corporativo para a empresa. Essa implementação irá atender melhor às expectativas dos clientes, investidores e todas as partes envolvidas que priorizam cada vez mais a sigla ESG. E por fim, irá contribuir de forma genuína para uma economia global mais sustentável.

Quer entender mais como funciona o ESG? Adquira nosso livro ‘’ESG – Environmental, Social And Governance – Novos Horizontes e Perspectivas da Sustentabilidade Corporativa’’ disponível também em ebook.

Vitor Boneberg Couto

Auditoria – Russell Bedford Brasil

Fonte: Assent. What Is Supply Chain ESG & Why Is It Important? 

Deixe um Comentário