Área em constante crescimento no ambiente corporativo, o compliance tem se tornado cada vez mais essencial para as organizações que buscam fomentar uma cultura ética e transparente. É a partir desse tipo de programa que as empresas conseguem atuar em conformidade com leis e normas de órgãos regulamentadores, prevenindo erros com consequências civis, administrativas e até criminais.
Por conta de sua natureza, o compliance hoje está diretamente ligado à pauta anticorrupção, servindo de aliado para as empresas que investem na integridade de seus processos. E para que todas as organizações consigam chegar a um status de maturidade no controle interno, a Russell Bedford Brasil elencou alguns pilares fundamentais na construção de um programa de compliance.
OS 10 PILARES DE UM COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO
Suporte da alta administração
A diretoria deve estar engajada na implantação do programa de compliance, dando o exemplo aos colaboradores da empresa.
Avaliação de riscos
Visa localizar os gaps e fragilidades que atrapalham o crescimento da empresa. Os
riscos devem ser mapeados e mitigados por soluções e monitoramento.
Due Dilligence
Avaliação do histórico dos colaboradores e dos parceiros da empresa antes da contratação, para identificar riscos de contratação e reputacionais.
Controles internos
A empresa deve dispor de mecanismos que minimizem e assegurem riscos internos e externos, controlando as ações promovidas no negócio.
Diversidade e Inclusão
A empresa deve fomentar a diversidade e a inclusão, impactando na reputação e
imagem da organização e, consequentemente, nos seus resultados.
Comunicação e Treinamento
Fomentar uma política ética e transparente, com metodologias anticorrupção apoiam a integridade do negócio. Os funcionários devem entender os objetivos, missão e visão da empresa.
Canal de Denúncias
Um ambiente transparente e ético agrega valor e traz benefícios para o âmbito corporativo e suas relações. O Canal de Denúncias deve ser efetivo.
Investigações internas
Após denúncia e/ou ciência de irregularidade, é preciso promover a investigação e adotar medidas, mantendo o sigilo necessário, mas aplicando eventuais punições.
Auditoria e Monitoramento
O programa de compliance deve ser avaliado e monitorado continuamente para verificar se os envolvidos estão comprometidos com os pilares do programa desenvolvido.
Código de Conduta e Políticas de Compliance
Ao ingressar na empresa, os colaboradores devem estar cientes da missão e visão, assim como de seus valores éticos. A empresa também deve estar adequada às legislações e valorizar comportamentos éticos.
A Russell Bedford Brasil possui expertise para auxiliar organizações públicas ou privadas que precisem desenvolver programas internos de compliance. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para o seu negócio: (11) 4007 1219 ou contato@russellbedford.com.br.