10 motivos pelos quais sua empresa deve urgentemente investir em ESG Skip to main content

Crise ambiental, desequilíbrio econômico-social e mudanças profundas no espectro de governança global. Esses são alguns dos fatores que têm impulsionado cada vez mais os estudos e práticas voltadas à ESG (do inglês: Environmental, Social and Governance), que convoca organizações espalhadas pelo mundo a desenvolverem um pensamento socialmente consciente, sustentável e que funcione do ponto de vista gerenciável. Nessa matéria você irá conhecer 10 motivos pelos quais sua empresa deve urgentemente investir em ESG.

A procura por informações sobre a sigla e seu papel na sociedade cresceu, mas a própria disparidade de desenvolvimento entre os países faz com que algumas nações ainda precisem de mais incentivo para assumirem compromissos diante dessa jornada. O Brasil é um dos que está no meio do caminho, mas com enorme potencial de avançar em virtude de sua proporção continental.

Mas como começar? Por que devo priorizar isso entre tantos desafios enfrentados na minha empresa? Essas são algumas perguntas que pairam sobre diversos empreendedores brasileiros. Nesta matéria, vamos tentar desatar alguns nós sobre ESG. Vamos lá?

Qual a importância do ESG?

Talvez seja difícil de perceber no começo, mas boas práticas empresariais alinhadas à ESG estão ligadas à longevidade dos negócios. A resposta está conectada diretamente ao gerenciamento de riscos, pois esse alinhamento evita descumprimento de leis, fraudes, processos jurídicos, sanções administrativas e, acima de tudo, descrédito no mercado.

Imagine que um negócio estrangeiro esteja buscando parceiros no Brasil, seja para uma joint venture ou mesmo expansão direta, essa empresa irá buscar uma organização que apenas lucra muito ou aquela que lucra e apresenta uma consciência social, ambiental e de governança bem difundida?

Uma pesquisa recente da Bloomberg apontou que a ESG deve atrair mais de 53 trilhões de dólares em investimentos até 2025, quase 40% a mais do que o gasto estimado até 2020.

Se o seu negócio visa o longo prazo, se preocupa com os stakeholders e valoriza uma boa reputação, você definitivamente irá prestar atenção nisso. Continue na matéria e saiba por que investir em ESG.

Por que investir em ESG?

Quando falamos em investir, não estamos nos referindo somente à questão financeira, mas também o tempo aplicado em conhecimento, a criação de iniciativas que impactem os pilares da sigla, a mobilização das pessoas e a transformação da cultura interna. Os motivos para começar são inúmeros e cada empresa deve olhar para eles em sintonia com sua análise SWOT. Vamos à lista:

 

  1. REDUÇÃO DE CUSTOS. Como dito acima, a legislação está cada vez mais atenta aos pilares ESG e sanções milionárias são apenas uma das formas de impactar os negócios que ignorarem as normas estabelecidas.

 

  1. DESENVOLVER CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. Proteger o planeta do impacto da ação do homem deve ser uma missão de todos. Empresas que conseguirem levar esse discurso à prática estarão do lado positivo dessa complexa equação e serão reconhecidas por isso.

 

  1. BENEFÍCIOS FINANCEIROS. Em diversos lugares do mundo as linhas de crédito estão mais acessíveis a empresas que cumprem seu papel ESG. Além disso, negócios conscientes têm, em geral, uma melhor classificação de risco e podem atrair investidores com mais facilidade.

 

  1. RETENÇÃO DE TALENTOS. Programas internos voltados à pauta ESG tendem a ser um aspecto positivo para que colaboradores valorizem suas posições em ambientes humanizados.

 

  1. TRANSPARÊNCIA. Tornar fácil o acesso a dados e indicadores é uma prática de governança vista com bons olhos para todos os stakeholders de uma empresa, especialmente aqueles que investem no negócio.

 

  1. BOA REPUTAÇÃO. Em um mercado cada vez mais competitivo, grande parte do valor de uma empresa está na forma como ela está posicionada. Ações de impacto positivo geram visibilidade corporativa, publicidade orgânica e ajudam a consolidar as marcas em suas áreas de atuação.

 

  1. FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES E PARCEIROS. Assim como os colaboradores, os clientes e parceiros de uma empresa também se identificam com ações de empresas que estejam alinhadas aos seus propósitos individuais. Dessa forma, a chance dessas relações comerciais se estenderem aumenta significativamente.

 

  1. APOIAR A DIVERSIDADE. Contribuir para a diversidade social é proporcionar equidade, enriquecer diálogos e tomar decisões mais bem fundamentadas que impactam o todo.

 

  1. SER PARTE DAS SOLUÇÕES DO MUNDO. Desmatamento, eficiência energética, pobreza e muitos outros problemas atuais ficam mais perto de uma solução quando pessoas jurídicas se engajam nessas causas.

 

  1. É UM CAMINHO SEM VOLTA. Ir contra essa onda é assumir um antagonismo perigoso no ciclo de qualquer mercado.

 

Como investir em ESG?

Agora que você já conhece a importância da ESG para o mundo dos negócios e os 10 motivos para começar a investir urgentemente em ESG, que tal ter acesso gratuito a um ebook completo que te ajudará a entender os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e saber como seu negócio pode contribuir para cada um deles?

Clique aqui e acesse o conteúdo gratuito agora mesmo!

Quer saber mais sobre a implementação de um programa de ESG? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@russellbedford.com.br e converse com a nossa equipe!

Deixe um Comentário